ESTUDO DE HARMÔNICAS

A distorção da forma de onda senoidal da tensão em sistemas elétricos industriais não é um problema recente. Na década de 60 os “sistemas de transmissão em corrente contínua, DC” introduziram harmônicas nos sistemas elétricos de potência numa nova escala, jamais vista.

Nos sistemas elétricos industriais modernos, a incorporação de dispositivos de estado sólido como fontes chaveadas, controle de velocidade variável de motores, inversores e todo tipo de equipamentos eletrônicos têm levado a distorção da forma de onda senoidal a ameaçar a operação segura do sistema elétrico.

O Estudo de Harmônicas tem por objetivo a determinação de quais pontos, isto é, trechos do sistema elétrico que causam esses distúrbios e onde devem ser instalados filtros para redução desses fenômenos, suavizando, assim, a forma de onda senoidal do sistema. 

A VETTEL executa esses estudos a partir de levantamento de campo criterioso e, em pontos mais críticos, pode realizar medições das distorções da forma de onda da tensão para validação tanto das entradas teóricas de harmônicas quanto dos resultados calculados.