
A entrada em operação de um novo motor de grande porte pode causar distúrbios perigosos à estabilidade de um sistema elétrico industrial.
Por que, então, não simular as condições de partida desse motor no sistema elétrico existente?
A partir da modelagem adequada e realística do motor, da carga acoplada e do sistema elétrico, frente às condições impostas pela partida da máquina no sistema elétrico, pode-se simular o comportamento deste sistema, permitindo a previsão de ações, no que tangem à configuração de operação ideal, definição dos melhores “taps” dos transformadores envolvidos, utilização de bancos de capacitores, etc.
Na fase de projeto, o Estudo de Partida de Motores direciona a especificação do sistema elétrico, com definições do método de partida mais eficiente e econômico para a aplicação.
Ainda nesta fase, há casos nos quais se intervém na especificação do motor, redefinindo-se o projeto da máquina, no método de partida e, por vezes, até nas características de transformadores de força para a obtenção de um sistema elétrico seguro, econômico e que garanta a aplicação satisfatória do novo motor.